Cicatriza na Sociedade: Como podemos transformar o mundo?

Por que existem feridas que não cicatrizam?
15 de julho de 2015
Como vencemos a etapa estadual do MPE/2015?
14 de dezembro de 2015

Cicatriza na Sociedade: Como podemos transformar o mundo?

Seja a mudança que você quer ver no mundo.”  Mahatma Gandhi

Olá! Você já imaginou quantas formas existem de tornar-se um agente de mudanças na sociedade?

Durante os últimos anos, a Cicatriza vem se fazendo essa pergunta e embora o desejo de fazer a diferença no mundo faça parte de nossa existência, ainda não tínhamos encontrado a melhor maneira. Isso não quer dizer que não procurávamos, mas as mesmas dúvidas que tínhamos é a que vocês provavelmente têm. São tantas ações, em qual se envolver? Como saber se as doações estão sendo utilizadas na forma correta? Como poderíamos atuar de forma resolutiva e não paliativa? Vão usar as doações para autopromoção? E assim por diante.

Em 2015 resolvemos algumas dessas perguntas da seguinte forma: só tem uma maneira de garantir a honestidade da ação e é se você fizer. Então a Cicatriza decidiu lançar a ação Cicatriza na Sociedade e aí outros desafios surgiram. Qual ação poderia se tornar um agente de mudança? Concluímos que restringir o local da iniciativa a uma comunidade carente traria mais impacto e partimos para trabalhar como seria esse evento. Sendo uma empresa de prestação de serviços na área de saúde, não teríamos como fugir e disponibilizamos a maior parte de serviços em saúde que conseguimos: sala de curativos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, atendimento de fisioterapia e psicológico.

Um dos maiores aprendizados dessa nossa primeira ação é que existem pessoas que estão dispostas também a se doar. Com isso, a Cicatriza na Sociedade não somente contou com os atendimentos na área da saúde, mas também com consultoria com Advogado, serviço de Cabeleireiros, Estudantes e Grupo de jovens.

Recebemos doações de roupas, que foram convertidas em forma de Bazar, sendo uma das ações mais impactantes, vê de perto como aquela roupa que fica guardada nos nosso guarda-roupa só se acumulando, pode significar tanto para outra pessoa. Só isso já fez valer a pena!!!

Como agentes de mudanças não poderia deixar de haver as palestras dos mais variados temas; Problemas circulatórios, Saúde da mulher, Primeiros socorros, Direito do trabalhador e Saúde financeira. Enquanto isso, as crianças participavam de gincanas, brincadeiras, oficina de pipa, educação sobre higiene bucal e distribuição de brinquedos e brindes.

Foi um sábado de muita atividade com a participação de todos os colaboradores da Cicatriza e valorosos voluntários que escolheram doar parte de seu sábado para serem agentes de mudança, resultando nos seguintes números:

  •       Pelo menos 188 atendimentos
  •       Cerca de 97 ouvintes nas palestras
  •       Mais de 62 voluntários

Um ponto importante a se destacar é que ações sociais devem visar o outro e só ocorrem se houverem pessoas e doações, e para isso devem ser divulgadas.

Essa ação só foi possível através da enfermeira assistencial da Cicatriza, Adriana Barbosa, que conseguiu unir todos os envolvidos para um único objetivo, ajudar!

Aprendemos muito neste dia e já iniciamos os trabalhos para a próxima ação Cicatriza na Sociedade que está prevista para ocorrer em Agosto/2016 na Comunidade de Jenipapo. Estamos triando um caminho novo e abertos a sugestões. Caso queiram entrar em contato, podem enviar e-mail para contato@cicatrizacg.com.br ou através do telefone (83) 3322-2305.

3 Comentários

  1. Iveralda Costa disse:

    Muito importante para nós que fazemos e estamos na área de enfermagem, a evolução desta inovação será bem vinda.

  2. Iveralda Costa disse:

    Quero ter conhecimento mais profundo da causa, pois minha especialidade é ferida de grande porte. Tenho interesse pela causa e pôr em prática. Sou enfermeira, e também atendo a domicílio. Meus clientes são idosos.

    • Olá Iveralda Costa, você conhece a nossa Universidade Corporativa UniCicatriza?
      Nossa universidade oferece cursos específicos na área de curativos, já fizemos o curso de Avaliação de Feridas com Dra. Patrícia Cariry e Enfª Marina Sandrelle, e o curso de coberturas com o Instrutor Eduardo Tenório. Iremos lançar o nosso calendário de cursos de 2016 brevemente.
      Nossa clínica também trabalha com o Home Care.
      Ficaremos felizes com sua presença nos próximos cursos.
      Obrigada pelo contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *